dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Arroz    
Pré e pós-colheita podem definir sucesso da produção
Temperatura de secagem, umidade e regulagem adequada das máquinas influenciam produtividade final do arroz
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
31/08/2011

Os agricultores, em geral, costumam se preocupar com o momento da colheita, período muito importante quando o assunto é produção. No entanto, os períodos pré e pós-colheita costumam ser deixados de lado, o que também pode provocar uma queda na produção. Medidas como temperatura adequada de secagem, umidade e regulagem das máquinas podem definir o sucesso ou fracasso da safra. Somente a regulagem de máquinas pode provocar perdas de até 10% da produção. Esse foi um dos temas do 7º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, que aconteceu entre os dias 9 e 12 de Agosto, em Balneário Camboriú (SC).

Segundo José Alberto Noldin, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e presidente do 7º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, para saber qual a época ideal de colheita, o produtor deve levar em consideração as condições da lavoura.

— A referência normalmente tem a ver com a umidade dos grãos. Também deve ser levado em consideração se o arroz colhido será destinado à produção de semente ou à indústria. Se for para a indústria, ele deve colher com umidade em torno de 18% e 20%. Se for para semente, pode ser em torno de 20% e 23% de umidade — afirma o pesquisador.

De acordo com ele, o produtor deve suspender a irrigação antes da colheita para que no momento de colher não exista mais lâminas de água. Outro aspecto importante é a regulagem adequada das máquinas, o que evita perdas de até 10% da produção.

—A forma de operação das máquinas, como a velocidade, também influencia no processo. Além disso, a condição de solo também é muito importante. O produtor não deve colher logo após um período de chuva, por exemplo — orienta Noldin.

Após a colheita, o pesquisador explica que deve ser feita uma pré-limpeza do arroz. Depois disso, esse arroz deve passar por um processo de secagem com o objetivo de reduzir a umidade para 13%. O arroz para grão deve ser secado em uma temperatura de 100°C. Já o arroz destinado à produção de sementes, deve ser secado em até 40°C ou 50°C.

— Durante a armazenagem, o produtor deve manter o arroz em baixa umidade. Caso a umidade seja superior aos 13%, cria-se uma condição favorável para o desenvolvimento de fungos. Outro ponto importante é o monitoramento das pragas que podem eventualmente ocorrer dentro dos silos de armazenagem. Caso a presença de pragas seja constatada, o agricultor deve consultar um técnico — diz.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Epagri através do número (48) 3239-5500.

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Colheita
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada